Viva mais saúde

Dormir faz bem mesmo

Passamos 1/3 de nossas vidas dormindo, mas será mesmo que precisamos dormir tanto assim? Confira a seguir. 

É inegável que precisamos de descanso. O corpo e a mente precisam dessa”pausa” durante a noite para aguentar o dia com energia. Mas dormir bem realmente faz tanta diferença assim? Precisamos dormir por tanto tempo, todos os dias? 

A resposta para essas duas perguntas é “sim”. Pessoas adultas precisam dormir em média oito horas por noite. Dormir mal, pouco ou de forma descontínua pode fazer mal à saúde. Descubra alguns dos benefícios de se ter uma boa noite de sono todos os dias. 

Estresse, só de noite mal dormida! 

Durante o sono, o corpo diminui a produção de hormônios como o cortisol, auxiliando na diminuição do estresse. Como consequência, há uma chance de que os níveis de melatonina no corpo aumentem, promovendo um relaxamento ainda maior no corpo. 

Feliz da vida! 

Uma noite de sono bem dormida traz uma maior disposição, maior energia e melhor humor durante a rotina do dia, justamente pelo fato dos hormônios relacionados com o estresse estarem em menor quantidade no sangue. O contrário também acontece, tendo assim mais probabilidade de transtornos de humor a longo prazo. 

Já comi o suficiente. 

O sono está diretamente relacionado à regulamentação do controle de apetite, principalmente o hormônio leptina. Por isso, uma boa noite de sono pode ajudar no aumento dos níveis desse hormônio, diminuindo assim o apetite e consequentemente, a ingestão de calorias durante o dia. 

Uma memória de elefante. 

Imagine que o cérebro é um computador, que armazena informações em sua memória. Dormir bem faz com que que ele processe melhor novas experiências e conhecimentos com mais facilidade, melhorando a memória a longo prazo. Afinal, é justamente à noite que é feito o processamento e o armazenamento das memórias. 

Raciocino afiado como uma faca. 

Dormir mal afeta a cognição e atenção e, por isso, pessoas que têm uma noite de sono ruim possuem mais dificuldade na hora de resolver problemas de lógica ou matemática, ou então têm mais chances de cometer erros simples, como esquecer algum objeto. 

Níveis hormonais, ok! 

Muito importante, principalmente para as mulheres. Uma noite mal dormida em um corpo feminino fértil pode causar consequências como menstruação irregular, agravamento de sintomas menstruais, ovulação comprometida e até mesmo hipertireoidismo por conta do mau funcionamento da tireoide. 

O que achou dessas informações? Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles nunca mais percam uma noite de sono! 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *